O mundo e suas partes

01jun08

O mundo se divide em dois grupos. Os que não acreditam que o mundo pode ser dividido em grupos, e os que acreditam. Eu pertencia com muito orgulho ao primeiro grupo.
Mas aí eu percebi que eu era a primeira pessoa do mundo a dividi-lo em grupos. E então eu vejo que eu faço parte do 2º Grupo.
Eu separava as pessoas entre as que sonhavam alto, e as que tinham sonhos simplórios. Eu, espertona, me colocava no 1º. Afinal, eu queria ir pra Nasa (na 3ª série), pro CERN (no 1º ano), pra Usp (no 3º ano). Hoje eu vejo que faço, talvez, parte do segundo (visto que eu quero só ir pra casa).
Achava que no mundo existem 2 grupos de criaturas, aqueles com um grande futuro, e aqueles com um futuro bobo (dentro do meu bobo pensar). E tudo o que eu mais queria era estar no 1º grupo. Hoje eu nem me importaria de estar no segundo.
Eu posso inventar milhares de divisões diferentes das conhecidas: ricos e pobres, inteligentes e burros, sortudos e azarados, felizes e infelizes.
Tem quem prefira exatas, e quem prefira humanas. Eu participava do 1º grupo com maior orgulho. Hoje vejo que não seria tão mal ser do segundo.
Tem o grupo dos que gostam de desafio, e dos que não gostam. Eu sempre achei estar no 1º. Não.
Tem a parte que merece, e a parte que não merece. Eu fiz um esforço danado pra tentar me encontar na primeira parte, mas as muitas coisas erradas que fiz quase me colocam na segunda.
Eu posso, calmamente, dividir todo o mundo. Cada um em sua devida parte.
Hoje eu faço parte do grupo de pessoas que estão no segundo grupo de tudo que eu citei antes.
Tem uma parte do mundo que sabe muito bem o que quer da vida, e tem a outra parte, que já não sabe mais.
Eu adorava quando sabia exatamente o que fazer, o que eu queria.
Mas eis, então, que hoje eu percebo que não sei mais. Já que eu descobri que posso querer outras coisas, menores, e que me deixam igualmente feliz.
Eu queria ser a Física mais brilhante. Queria ser diferente de todo mundo que faz parte do grupo de pessoas com um futuro bobo. Queria ter um futuro magnífico, olhando pro céu, fazendo cálculos horrivelmnete malucos e brincando de ser cientista.
Esse ano eu tive certeza de que não era exatamente isso que eu quero. Eu quero, acho, divulgar. Isso memso, hoje, eu estudo pra saber bem. E não mais brincar de cientista, eu quero outra coisa. Eu quero escrever.

Mas aí eu não sei mais. É como deixar de lado o sonho de criança e ter que enfrentar uma Marina que tinha certeza.
O que eu quero hoje é simples. Aliás o que eu quero hoje é a simplicidade.
Coisas pequenas e simples que me fazem feliz. Escrever, é um bom exemplo. Eu não tenho sentido isso com meus sonhos de criança de ir pra Nasa, pro Cern, pro Inpe, pra qualquer lugar grande, com um grande emprego, e uma vida complicada, e sem a segurança de estar feliz.
E então hoje eu estou na parte do mundo que já não sabe mais.
Só sei mesmo que devo fazer parte do grupo de pessoas que dividem o mundo em partes.
E faço parte daqueles que pertencem a uma parte querendo pertencer a outra. Ao menos hoje.
Mas de qualquer forma, acho fascinante todo o mundo e suas partes, que eu mesmo defino.

(Detalhe: dentro da parte do mundo que é mulher, estou, hoje, dentro do grupo das que não estão de tpm)

13 Responses to “O mundo e suas partes”

  1. Valew pela visita.
    Acho que o importante não é saber em que grupo estamos, mas saber que simplesmente estamos.

    Abraço.

  2. “E faço parte daqueles que pertencem a uma parte querendo pertencer a outra”.

    Bem vinda ao grupo!

  3. 3 Thais Machado

    oi, marina. me encontrei aí ao lado e tenho de agradecer, então…
    é bom ter grupos que classificar, listas a fazer, decisões de curto e longo prazo a tomar (já classificando as coisas), mas o melhor é que a gente não precisa ter sempre certeza nessas coisas. acho que a insegurança é necessária, pra que a gente não cometa tantos excessos por ter o excesso de confiança, embora às vezes eles também sejam necessários pra que a gente quebre a cara e aprenda!
    e como em tudo a gente encontra um porém, um lado bom e um ruim, um lado assim e um lado assado… temos chance de escolher um lado, dois lados, ou lado nenhum.
    ainda bem!
    beijos

  4. 4 Si

    Eu sou da parte perdedora do mundo.

  5. 5 Si

    Ah, esqueci, hoje é dia do nerd.

  6. “Ah, esqueci, hoje é dia do nerd”

    alguem me explica isso?

  7. 7 Cristianne Mendes

    O legal do texto da Mah é que parece uma das nossas inúmeras conversas.Assim que comecei a ler, um curta metragem passou pela minha mente.E,é engraçado como este ano,especificamente,devido aos fatos ocorridos eu tenho me perguntado,será que aquilo que eu mais quero,(saca,aquele sonho de criança que quer possuir algo e quando percebe este “algo” nem era tão legal assim?) será aquilo que me fará me senti bem.Enfim,agora(sim,nesse exato momento) naõ sei dizer a que lado faço parte.

    Bjão Mah
    =)

  8. olá! achei seu blog nas minhas viagem virtuais q faço diariamente..adorei! lindo blog e quero te convidar a visitar o MUNDO A FORA, dá umas risadas, fazer uma reflexão sobre a natureza, a vida o amor. a diversão

    e quem sabe possamos ser amigas/parceiras.

    muito sucesso para seu blog e te aguardo

    bjoka da dedéia

    >.<

  9. 9 Ferdi

    Você ainda faz parte de alguma parte. Eu só respiro.

    ps: muito me identifiquei com a separação do mundo em partes, por mais que não consiga me enquadrar.

  10. E eu sou do grupo que não consigo ficar só feliz com as coisas simples.

    (aqueles caras que leem o texto e nao sabem oq dizer :X)

  11. Muito bom! Gostei! Às vezes me sinto assim. Mas hoje estou do lado daqueles que ainda acreditam que vale a pena lutar, alcançar um objetivo maior, mesmo sabendo que, no fim, não será suficiente. Nunca é. =(

  12. atualizações,pelo amor de deus!!!

  13. 13 Gustavo

    Esse foi o melhor q eu li, mah. Belo texto! E digo que eu achava q estava na parte do mundo q acreditava q nao existiam exatoides q escrevessem algo que preste ^^ agora nao mais.


Deixe um comentário

