São Paulo e o transporte

18jun08

Se tem coisa que me deixa maluca é o transporte de São Paulo.

Primeiro que não tem dia que a cidade não bata recordes de congestionamento. E então que quase ninguém consegue chegar em casa em menos de uma hora. Segundo que, com tudo parado nas ruas e avenidas, pelo menos o trem e o metro deveriam funcionar decentemente, mas não. Não funcionam decentemente porcaria nenhuma.

Nos horários de pico (das 6 às 8h – 17 às 19, mais ou menos) ficam, sem brincadeira, mais de 10 pessoas por metro quadrado (6 já é considerado ruim!), tá, talvez dez seja pouco. Andar de trem fica insuportável! Entrar em um é complicadíssimo. Sair então, Meu Deus! Nos horários mais movimentados o intervalo entre eles é, em média, 5 minutos. Mas nem sempre é isso que acontece. De vez em sempre, eles se atrasam um pouco, porque acabam demorando pra sair de uma estação que 500 neguinhos querem entar num trem que já chegou lotado, e as portas, lógico, não fecham, e tudo atrasa!

Legal é fazer transferência e sair de um trem com 10 vagões (sair vc e quase o trem todo) pra pegar outro, que chega lotado na estação e só tem 4 vagões. É triste.

Pra ajudar, muitos dos usuários do transporte público se portam como verdadeiros animais selvagens. É assustador. Quando a porta do trem abre, parece que vou ser pisoteada e morrer por ali, as vezes.

Aí eu penso. Bem que eles podiam investir mais em linhas de trem e de metro (Será que algum dia a linha amarela fica pronta?!). Mas investir MUITO. Porque com 200 e sei lá mais quantos quilometros de congestionamento, e 15 mil onibus por aí, ajudaria bastante se o transporte ferroviário funcionasse bem.

Mas tem dia que eu acho que São Paulo não tem mais jeito; Qualquer hora explode.

3 Responses to “São Paulo e o transporte”

  1. Obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do desenho. É meio maluco, mas eu adoro fazer esse tipo de desenho!
    Sobre o texto, realmente, apesar desses tempos ir pouco a São Paulo acho que a situação está cada vez pior… Sem contar com toda essa emissão de gás carbônico, heh!
    Mas pelo menos é mais agitada que Boituva (você deve saber como é).

    Gostei muito do seu blog.

    Beijos! ;)

  2. 2 Thais Machado

    eu só fui pra são paulo uma vez, mas vi como o trânsito é complicado. haja paciência…
    aqui em porto não se anda muito de metrô (trensurb), a não ser de uma cidade pra outra. eu nunca andei ._.
    beijo e boa sorte no trânsito.

  3. O mundo não tem mais jeito.

    : (


Deixe um comentário

