considerações [pela metade] sobre o Rock in Rio

24set11

Depois de ver uma performance, na minha opinião, pouquíssimo bonita do Milton Nascimento cantando Queen. Depois ouvir um show Titãs-Paralamas basicamente só com sucessos antigos dos dois. Depois de tomar uns remédios pra ver se minha dor-de-velhice passa pra que eu conseguisse voltar a andar sem gemer, resolvi falar sobre o Rock in Rio. Por que eu to dopada e porque eu to tagarela.

minhas impressões/reclamações/blábláblá/opiniões sobre o festival

“onde isso é rock?” “façam um ROCK in Rio com rock por favor”

A Katy Perry que o Brasil conseguiu fornecer

O Rock in Rio teve quatro edições nacionais, 85, 91, 2001, 2011. Em 85 eu não era nascida. Estava nascendo em 91 e em 2001 bom mesmo era ver Britney Spears fazendo playback na TV. Mas numa rápida pesquisa (oi wikipedia) podemos ver:

1985: Ney Matogrosso (que eu adoro, mas não coloco como Rock), Gilberto Gil, Elba Ramalho, Ivan Lins, Alceu Valença.

1991: Só achei Moraes Moreira, acho. que podia até passar por Novos Baianos, talvez.

2001: Daniela Mercury, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Pavilhão 9, ‘N Sync, Britney Spears, Five, Sandy e Júnior, Aaron Carter, Elba Ramalho (mas como foi junto do Zé Ramalho eu perdoo porque ele é ótimo)

2011: Cláudia Leitte, Katy Perry, Ke$ha, Shakira, Janelle Monáe, Rihanna, e as reclamações que vocês estão cansados de fazer/ouvir.

Não vou listar as Ivetes das versões internacionais. Um festival que leva Rio no nome é feito na maior naturalidade fora lá pela península ibérica (madrid e lisboa) já perde um pouco do crédito. Embora, na minha humilde opinião, seja genial pra ganhar dinheiro.

Rock in Rio não é um evento “só de rock” faz tempo. Rock in Rio é um evento comercial. Roberto Medina, empresário e idealizador do festival, não é uma alma autruísta que só quer que os jovens vejam boas bandas, não se droguem e sejam felizes. Na verdade eu não fiz pesquisa nenhuma sobre isso, mas eu aposto um bico-de-papagaio que a idéia não é fazer caridade pra jovens dispostos a pagar caro pra ver uma caralhada de shows.

Provavelmente o Rock in Rio ganhe, dos nossos festivais atuais, no aspecto comercial. Toda a internet tá reclamando, mas o festival tá rolando e tá lotado. Todas as atrações são populares, tem público que paga pra ver, e tanto faz se é rock, indie, viadagem, pop, restart ou maria gadú. Não dá pra comparar com SWU e Planeta Terra. O público é bastante diferente, acredito eu.

Boa parte das pessoas que vão ou iriam ao SWU também passaria pelo Terra. Quase todo mundo que curtiu o Terra, iria ao  SWU. A parte menos cult hipster fashionista designer publicitária descolada que iria aos dois também iria pelo menos a um dia do Rock in Rio (que embora esteja fraquinho tem Elton John, que já me faria ir). Mas não acredito que pessoal que tá lá, vendo Katy Perry, Cláudia Leitte, e, por que não, Elton John, hoje, iria no SWU em 14/nov, ou correria pra comprar um ingresso pra ver Strokes e Beady Eye (porque só tem ingresso vendido pra ver isso, quem gosta de Broken Social Scene, por exemplo, se fodeu) no Terr.  Seja por culpa da globo, do capitalismo, da física quântica, o evento consegue ser tão amplo que, faz com que o cidadão médio com dinheiro pra pagar um ingresso se interesse pelo menos por um dia.

Eu ia comentar que até na escolha das atrações nacionais a produção do rock in rio é esperta e praticamente só chama banda nacional com alguma visibilidade, mas começou meu Elton John e eu quero ouvir Tiny Dancer e Bennie and the Jets <3. (desculpa eu nunca disse que esse era um texto sério)

O problema de ficar questionando “cadê o ROCK, do Rock in Rio?” é que não tem Rock pra ficar buscando num evento desse. Ele tá aí, num ou outro show. Mas, se é pra “universalizar” o negócio, limitar ao ROCK e só ROCK não é o suficiente. E eu nem to entrando na discussão do que, afinal, é esse tal de Rock and Roll.

No Responses Yet to “considerações [pela metade] sobre o Rock in Rio”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

