se eu pudesse me perguntar algo

17nov11

Então o Japa resolveu plantar a dúvida na minha cabeça:

“Se você pudesse perguntar uma coisa pra você mesma de 50 anos, o que você perguntaria?”

Eu demorei muito mais do que deveria pra decidir o que eu perguntar pra mim. Dois minutos, talvez.
Podia ser “e aí, marina, vc conseguiu sair da física?”  e acabar de vez com meu mimimi nunca vou sair daqui. Podia perguntar se eu vou ter um emprego bacana. Podia perguntar se eu viajo. Ou se meus planos dão certo. O que acontece com meus amigos? Eu vou mantê-los na velhice? Vou conhecer mais gente legal que vai me acompanhar na vida também? Podia perguntar se eu envelheço sozinha, se eu consigo manter um relacionamento sério com alguém por bastante tempo, se o moço que tem me feito feliz vai me fazer sofrer. Eu podia perguntar qual meu maior arrependimento aos 50, e tentar evitar. Eu podia perguntar se vou ser feliz. Se vou ter alguma doença grave que possa ser prevenida aos 20. Se eu posso fazer algum investimento inteligente agora e salvar meu futuro. Ou se eu posso fazer alguma coisa agora e salvar o futuro de todo mundo.
Podia perguntar pra Marina mais vivida, mais experiente, mais velha, o que ela acha que eu deveria fazer agora. Se compro uma bicicleta, se começo a correr, se escrevo um livro, se mudo de cidade, se corto o cabelo, se emagreço, se me formo, se começo, se termino, se guardo, se deixo passar se dou um passo pra direita ou pra esquerda.

Mas eu acho que nada disso seria suficiente. E talvez nem fosse saudável. Vai que eu viro pra direita, porque eu-velha acho que talvez a direita teria sido melhor pra mim, e o caminho é pior que o que eu supostamente segui?  E se eu pergunto “vai ficar tudo bem?” e ouço um não?

Se eu encontrasse a Marina de 50 anos eu daria aquela olhadinha marota pro céu e perguntaria “será que chove?”

5 Responses to “se eu pudesse me perguntar algo”

  1. na hora q eu li o questionamento só me veio uma pergunta a mente… e ela não saiu até eu terminar de ler o post… eu certamente me perguntaria “e aí, valeu a pena?” é só o q basta eu saber

  2. 2 M.K.

    Olha, é exatamente a pergunta que eu faria pra mim mesmo.

  3. 3 marina

    eu não saberia o que fazer com a resposta. “valeu a pena?” “não” E AGORA?

  4. 4 adocica

    a única pergunta na qual consigo pensar é “então, você é feliz?”

    acho que independente das circunstâncias, se eu soubesse que lá na frente vou estar feliz da vida e com um sorrisão na cara, já me sentiria melhor.

  5. nada de mimimi. te amo por esse post!


Deixe um comentário

